domingo, 16 de outubro de 2011

2012 = - FERIADOS E PONTES


  •  Sabes o que se celebra nos vários feriados(civis e religiosos)?
  •  Concordas que sejam deslocados para outro dia ou extintos?
  •  Achas que isso vai mudar alguma coisa na tua vida?

3 comentários:

  1. Apesar de ser um pouco prematuro estar a falar sobre a medida dos feriados, uma vez que não é conhecida a sua extensão e a conferencia episcopal portuguesa já se pronteficou a iniciar conversas com o governo com vista a atingir um entendimento sobre a questão, a minha visão sobre o tema e a seguinte:
    Em primeiro lugar penso que a medida é bem pensada uma vez que acaba com as pontes, o que permite que haja mais uns quantos dias de trabalho e produção o que tendo em conta a situação do país e posítivo.
    Em segundo lugar a parte que diz respeito aos feriados religiosos acho que com excepção do Natal e Páscoa, não há problema em mudar o dia do feriado para um dia antes ou depois ou até como acho que faria sentido, mudá-los para o domingo mais próximo da data. Uma vez que nós uma vez que somos cristãos aquilo que deve ser mais importante para nós deverá ser o que estamos a celebrar e não quando o fazemos, porque o importante não é celebrar dia do Corpo de Deus numa quinta ou numa segunda, mas sim celebrá-LO. Até porque se formos a ver bem, inclusivé o Natal e a Páscoa não são celebrados no dia em que aconteceram, o Natal temos a certeza que não foi dia 25 de Dezembro e a Páscoa muda todos os anos.
    Em terceiro lugar penso que os feriados como é o 25 de Abril serão mais complicados de mudar uma vez que estamos a celebrar um acontecimento que ocorreu nesse dia precisamente e não estamos a celebrar algo que foi institucionalizado nesse dia, por mais importante que seja o que tenha sido institucionalizado nesse dia, por exemplo o dia do trabalhador pode ser mudado uma vez que é algo que não aconteceu dia 1 de Maio.
    Por fim penso que esta alteração não vai ter um impacto significativo na minha vida, uma vez que nunca fiz ponte e ultimamente até tenho tido de ir trabalhar para a faculdade em feriados, e porque como ja disse o importante não é celebrar o Corpo de Deus quinta ou segunda, mas sim celebrá-lo num dia seja ele qual for porque e importante para nós.

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo que alguns feriados sejam deslocados ou até mesmo extintos, concordo também com o João em que diz que o importante não é celebrar o dia do feriado, mas sim o feriado.
    As pessoas não têm que pensar só nos seus direitos, mas também dos seus DEVERES. Eu vejo muita gente a falar que têm direito a isto ou aquilo mas não se lembram dos seus deveres. Nós temos o dever de trabalhar para que o nosso país cresça e eu só vejo é as pessoas a fazer pontes.
    Eu penso que não irá mudar nada na minha vida visto que nunca fiz pontes e nem tenciono fazê-las.

    ResponderEliminar
  3. Bem, tentando responder às perguntas, aqui fica a minha opinião: penso que sei minimamente o que se celebra em cada um dos nossos feriados.
    Concordo com algumas deslocações e extinções dos mesmos, se bem que é necessário avaliar cada um dos casos. No caso de alguns dos feriados civis, eles costumam ser para mim dias que encaro como um fim-de-semana fora de horas e não os festejo devidamente. Isso não lhes retira importância certamente, mas parece-me haver um número excessivo de feriados nestas situações. É o exemplo do 1º de Dezembro: não deixo de ficar feliz por termos saído do domínio dos Filipes e termos recuperado a independência em 1640, mas fará sentido ainda termos um feriado 3 séculos depois em que o festejamos?
    Quanto aos feriados religiosos, algumas datas como o Natal e a Páscoa parecem-me intocáveis neste sentido, não só pelo seu significado para mim e todos os cristãos, mas também por a sua vivência estar enraizada na nossa cultura. Quanto à generalidade dos outros feriados religiosos, penso que algumas datas poderiam ser suprimidas. Para mim não deixariam de ser datas especiais em que faria um esforço para as viver devidamente, nomeadamente na celebração da Eucaristia, fossem feriado ou não. Quanto à sua deslocação no calendário, já não me parece fazer tanto sentido, porque como igreja católica e portanto universal, faz todo o sentido para mim saber que estamos a celebrar o mesmo que os nossos irmãos dos outros países e continentes.
    Se vai mudar a minha vida? Claro que se tiver menos feriados vou notar a diferença … não significa que não seja uma mudança positiva se ajudar o país a crescer =)

    ResponderEliminar