segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Bullying

Bullying é um termo utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder.

Aqui fica um exemplo destes actos que foi notícia à algum tempo:

- Qual a tua atitude/posição em relação a este tipo de actos: Apoias porque a pessoa bem que merece? Não fazes nada? Ris porque até tem piada (gravas ou até pedes para alguém gravar para mais um momento kodac "para mais tarde recordar" ? Fazes alguma coisa para impedir a situação?

-Qual é que achas que deve ser a tua atitude como cristão ao deparareste com uma situação destas?

Partilha connosco a tua opinião ou mais material sobre o assunto.

Voltaremos a abordar o tema na reunião no final deste mês!

2 comentários:

  1. Eu acho que quem faz este tipo de actos devia ser punido de alguma forma. Ninguém merece ser gozado e mal tratado só por ser o gordo, o nerd, o feio ou o anti-social da turma. Todos nós somos diferentes, uns mais giros, mais fortes, mais magros... mas no fundo somos todos iguais. Temos os mesmos direitos e os mesmos deveres.
    Em algumas situações, a mim, dá-me vontade de ir ter com o grupo que está a fazer bullying e dizer-lhes para não fazerem isso, mas isso é impossível pois não me respeitam e saio mal tratado de lá.
    Por vezes, também acho que as escolas não fazem nada quando são deparadas com este tipo de situações, algumas ignoram, outras dizem que vão tratar do assunto e não fazem nada.

    ResponderEliminar
  2. Para mim, quem faz este tipo de actos, so tem duas explicações, ou tambem tem problemas ou teve por exemplo em casa ou entao e so para esconder a sua fragilidade e fingir que é "o maior".
    As vezes não podemos ajudar essas pessoas que estão a sofrer porque nao contam por algum tempo de ameaça, por isso mesmo e que devemos estar atentos a todas as pessoas e tentar ajuda-las, porque podem estar a sofrer de varios tipos de bullings.

    ResponderEliminar